Entrada do Campus Nova Suíça pela Av. Amazonas
Fonte: site do CEFET-MG
Precursora dos estudos sobre a Teoria da Complexidade em Lingustica Aplicada no Brasil, a professora Drª Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva inaugurou em 2002 o que o professor Dr. Antônio Duarte Fernandes Távora nomeou em 2021 de ESCOLA MINEIRA DE COMPLEXIDADE EM LINGUÍSTICA APLICADA.
Ao longo desses 20 anos a produção acadêmica em torno desse tema tem gerado uma diversidade de trabalhos segmentados em diversas gerações. Acreditamos que o diálogo entre pesquisadores do tema pode potencializar as pesquisas na área. Isso nos motivou a criar a PRIMEIRA EDIÇÃO DO ENCONTRO DA ESCOLA MINEIRA DE COMPLEXIDADE EM LINGUÍSTICA APLICADA, coordenado pelo professor Dr. Vicente Aguimar Parreiras, primeiro descendente da Escola Mineira de Complexidade em Linguística Aplicada.
Segundo a professora Vera Menezes, o "(...) paradigma da complexidade é uma nova forma de conhecimento que ressalta as interrelações dinâmicas entre os elementos de um fenômeno encaixado no ambiente físico." Ainda segundo a professora, "(essa) perspectiva surgiu quando alguns linguistas aplicados começaram a pensar a ASL (Aquisição de Segunda Língua) como um sistema caótico / complexo ou como um sistema ecológico."
Larsen-Freeman e van Lier veem semelhanças entre a teoria do caos e paradigma da complexidade e o processo de ASL. O teórico Leo van Lier, defendeu, ainda nos anos 90, "[...] uma concepção do ambiente da aprendizagem como um sistema adaptativo complexo, da mente como a totalidade das relações entre uma pessoa em desenvolvimento e o mundo ao seu redor, e da aprendizagem como o resultado de uma atividade significativa em um ambiente acessível."
Neste evento reuniram-se pesquisadores da linguística aplicada e áreas afins para discutirmos os desdobramentos das pesquisas ao longo dessas duas décadas e as perspectivas para estudos futuros sobre o tema.
Veja as gravações das atividades realizadas no primeiro e-EMCLA
Algumas referências sobre o assunto:
Artigo: Chaos/Complexity Science and Second Language Acquisition, de Diane Larsen-Freeman
Artigo - Caos, complexidade e aquisição de segunda língua, de Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
Entrevista - Sistemas Adaptativos Complexos: uma entrevista com Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, por Ygor Corrêa
Relatório de estágio pós-doutoral - Teorias do Caos e Sistemas Adaptativos Complexos em Linguística Aplicada: o Fluxo de Produção de Conhecimento a Partir das Condições iniciais Inauguradas por Vera Menezes de Oliveira e Paiva, de Antônio Duarte Fernandes Távora
O infortec é o Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Fazemos parte da Linha III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia.
No Infortec discutimos o papel do professor como designer instrucional e de mediador de interações em ambientes em que os elementos têm alto grau de autonomia e em que o foco do processo pedagógico recaia sobre a construção de conhecimentos e produções dos alunos em contextos educacionais híbridos, mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC´s).
O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) do CEFET-MG oferece cursos de mestrado e doutorado. Está vinculado à grande área de Letras, Linguística e Artes, e tem conceito 5 na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Sob uma perspectiva intersemiótica e interdiscursiva, os estudos de linguagens possibilitam uma abordagem comparada de textos verbais e não-verbais oriundos dos vários campos da cultura, de diferentes campos do saber. O Posling tem se constituído como um espaço de discussão interdisciplinar, sem perder o foco nos estudos das linguagens.
Linhas de pesquisa:
Literatura, Cultura e Tecnologia
Discurso, Mídia e Tecnologia
Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia
Edição, Linguagem e Tecnologia
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) oferece ensino médio, cursos técnicos, superiores, pós stricto sensu e lato sensu, contemplando também, de forma indissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.
Convivem na instituição estudantes de todos os níveis, integrando grupos de pesquisas, compartilhando conhecimentos e sendo orientados por um corpo docente apto e atuante em todas as camadas de ensino. Em virtude disso, o CEFET-MG figura entre as melhores instituições de ensino no país.
Nasceu em 1909 e oferece ensino superior desde 1978. Tem unidades nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Timóteo, Varginha, Nepomuceno, Curvelo e Contagem.
Aviso sobre privacidade: usamos o Google Analytics para coletar e analisar dados de acesso ao site, como número de visitas, origem de tráfego e outros dados não-sensíveis e não-identificados. Os dados serão utilizados apenas pela equipe do grupo de pesquisa para fins de estudos acadêmicos. Os dados enviados via formulário servem apenas à finalidade da organização e divulgação do evento. A equipe não compartilha nenhum dado com terceiros.