3º e-EMCLA - encontro da Escola Mineira de Complexidade em Linguística Aplicada
Imagem: Pexels
Evento Online
Transmitido ao vivo e gravado no canal do infortec no Youtube
O 3º Encontro da Escola Mineira de Complexidade em Linguística Aplicada (e-EMCLA.III), promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia (INFORTEC / CEFET-MG), consolida as discussões sobre a aplicação do paradigma da complexidade na educação, com foco em desafios práticos enfrentados por docentes e na qualidade da educação pública no Brasil. Um dos temas centrais desta edição é a fragmentação curricular, que resulta em uma visão limitada dos problemas educacionais. O evento recebe trabalhos em linguística aplicada que propõem a adoção de práticas pedagógicas não-lineares como uma solução potencial, promovendo uma abordagem holística que integre diversos aspectos da educação, refletindo sobre questões críticas de gênero, étnico-raciais e a falta de estratégias pedagógicas adequadas para diferentes contextos, tais como escolas rurais, comunidades indígenas e quilombolas.
O e-EMCLA.III destaca a importância da inter-/ trans-/ multidisciplinaridade e da prática docente integrada e inovadora, reiterando a teoria da complexidade e propondo o conceito de “fractal de aprendizagem” como fundamentos para promover abordagens pedagógicas mais ativas, inclusivas e dinâmicas. As discussões incluirão metodologias ativas, recursos didáticos inovadores e processos avaliativos, ampliando o diálogo entre pesquisadores e professores para articular as práticas educativas com novas perspectivas teóricas.
Ao problematizar a fragmentação curricular e outros desafios complexos da prática docente, o e-EMCLA.III busca reforçar o compromisso com uma educação pública, gratuita, inclusiva, de alta qualidade, para todas e todos. Desta forma, o evento contribui para a formação de profissionais da educação comprometidos com a inovação pedagógica e com o atendimento às demandas de um ensino público que valorize a diversidade e a inclusão, sempre sob a ótica da não-linearidade.
O infortec é o Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Fazemos parte da Linha III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia.
No Infortec discutimos o papel do professor como designer instrucional e de mediador de interações em ambientes em que os elementos têm alto grau de autonomia e em que o foco do processo pedagógico recaia sobre a construção de conhecimentos e produções dos alunos em contextos educacionais híbridos, mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's).
O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) do CEFET-MG oferece cursos de mestrado e doutorado. Está vinculado à grande área de Letras, Linguística e Artes, e tem conceito 5 na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Sob uma perspectiva intersemiótica e interdiscursiva, os estudos de linguagens possibilitam uma abordagem comparada de textos verbais e não-verbais oriundos dos vários campos da cultura, de diferentes campos do saber. O Posling tem se constituído como um espaço de discussão interdisciplinar, sem perder o foco nos estudos das linguagens.
Linhas de pesquisa:
Literatura, Cultura e Tecnologia
Discurso, Mídia e Tecnologia
Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia
Edição, Linguagem e Tecnologia
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) oferece ensino médio, cursos técnicos, superiores, pós stricto sensu e lato sensu, contemplando também, de forma indissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.
Convivem na instituição estudantes de todos os níveis, integrando grupos de pesquisas, compartilhando conhecimentos e sendo orientados por um corpo docente apto e atuante em todas as camadas de ensino. Em virtude disso, o CEFET-MG figura entre as melhores instituições de ensino no país.
Nasceu em 1909 e oferece ensino superior desde 1978. Tem unidades nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Timóteo, Varginha, Nepomuceno, Curvelo e Contagem.
Aviso sobre privacidade: usamos o Google Analytics para coletar e analisar dados de acesso ao site, como número de visitas, origem de tráfego e outros dados não-sensíveis e não-identificados. Os dados serão utilizados apenas pela equipe do grupo de pesquisa para fins de estudos acadêmicos. A equipe não compartilha nenhum dado com terceiros.